Toda vez que o meu bebê chora é fome? Nem sempre é fome.

Essa pergunta é recorrente nos consultórios de pediatria, de psicologia e nos grupos de mães. É muito comum nos primeiros meses de vida dos seus bebês, as mães terem dúvidas em relação ao que os bebês estão querendo receber quando choram. E essa dúvida não é exclusiva das mamães de primeira viagem. Como cada bebê é diferente do outro, cada bebê é um sujeito diferente, não se pode dizer que mesmo mulheres que já são mães de outros filhos, já sabem tudo sobre seu novo bebê.

A relação mãe-bebê não acontece de forma imediata, de forma instintiva, é uma relação construída no decorrer do tempo, onde cada um vai ensinado o outro nessa relação.
Quando o bebê chora é comum que a mãe lhe ofereça logo o leite do peito ou a mamadeira achando que ele está com fome.

A psicanalista Arminda Aberastury afirma:
Quando a criança chora, a mãe se alarma e sua primeira reação é dar-lhe alimento; costuma desesperar-se se não o aceita. Mas é comum que o bebê esteja chorando porque revive uma má experiência, que lhe produz alucinação, e que seja suficiente a voz afetuosa da mãe, um olhar sorridente, o contato físico com ela.”

Então, por que algumas vezes quando é oferecido o alimento ele para de chorar? Porque com o alimento vem junto a possibilidade de receber o afeto e o amor dessa mãe, de ficar juntinho dela, de receber seu cuidado.

Quando o bebê chora nem sempre é fome. Pode ser vontade de estar perto da mãe, cólicas, fralda que precisa ser trocada, sono e muitas outras coisas.
Com o tempo, a dupla mãe-bebê vai conseguindo se comunicar de tal forma que a mãe consiga interpretar o choro/convocação do seu bebê, assim como o bebê consegue perceber que a sua mãe consegue interpretar o que lhe é demandado.

2 comentários em “Toda vez que o meu bebê chora é fome? Nem sempre é fome.”

  1. Muito bom esse texto, atual e de fato é o que aflige os pais, principalmente nos primeiros dias da chegada do bebê. Parabéns psidaniellecal, novamente um tema de que precisamos.

  2. Parabéns psidaniellecal, mais um texto com conteúdo excepcional, que retrata as angustias vivenciadas pelos pais, e o melhor de tudo, esclarece no aspecto psicanalítico o que de fato acontece.

    Parabéns mais uma vez psidaniellecal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Precisa de ajuda para lidar com a ansiedade ou a depressão?

plugins premium WordPress